Saúde - Sexta-feira, 16 de Abril de 2021

Vereadores cobram ações contra a dengue

Os vereadores Almir Robertto e Caio Garcia estiveram reunidos com o coordenador da Saúde de Echaporã, José Mauro Marcelino e com a enfermeira da vigilância epidemiológica Márcia Giaxa com objetivo de colherem informações sobre o avanço da dengue em Echaporã.

A reunião aconteceu hoje, dia 16 de abril, nas dependências do Pronto Atendimento e respeitando todos os protocolos sanitários.

Aos vereadores foram apresentados os números crescentes de casos confirmados em nosso município, sendo que 4 casos foram registrados na primeira quinzena de março saltando para 32, na segunda quinzena.

Na primeira quinzena do mês de abril Echaporã registrou 63 casos.

Indagados quanto a eficiência do veneno utilizado pela equipe epidemiológica, informaram que este é fornecido pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) que possui um corpo técnico especializado e que profissionais municipais recebem capacitação periódica para a correta aplicação.

Os vereadores agradeceram o empenho da equipe municipal, porém, ressaltaram que atendiam pedidos da comunidade sobre uma suposta ineficácia do produto aplicado.

Os vereadores irão protocolar junto ao executivo municipal um pedido para que, dentro do possível e disponibilidade financeira, contrate uma empresa especializada que atenda imediatamente todos os imóveis do município.

"Sabemos da excelência do serviço prestado pelas autoridades sanitárias, porém, diante do aumento expressivo de casos necessitamos de ações que visam somar ao trabalho já realizado", afirmou o vereador Almir Robertto.

A equipe epidemiológica está diariamente com duas equipes realizando a pulverização de casa (fumace) e para que isso ocorra corretamente é necessário que cada cidadão autorize a entrada dos agentes.

"Vale ressaltar que o maior e melhor veneno para o combate ao mosquito é a limpeza diária de nossos quintais, eliminando os possíveis criadouros. Só assim conseguiremos frear o aumento de casos", enfatizou o vereador Caio Garcia.

Vistoria

Os vereadores estiveram no Pronto Atendimento, onde vistoriaram as dependências e tiveram um breve bate papo com a representante da ABHU- UNIMAR, que é responsável pela unidade, Gisele Shink, que prontamente os atendeu e escutou algumas reclamações e sugestões dos munícipes levadas pelos vereadores, como por exemplo a proximidade da sala para coleta de exames do Covid e acompanhamento, estar muito próxima a farmácia de distribuição de remédios e obtiveram como resposta que a equipe gestora chegou a testar outros ambientes, mas que não se fizeram funcionais devido a alta demanda mas que que havendo necessidade, farão a adequação que se fizer necessária. A representante salientou ainda a necessidade da não aglomeração, seja ela de amigos ou familiares e que procure as unidades de saúde somente quando se fizer necessário.

Apontou ainda o cansaço e esgotamento físico e mental dos profissionais. Vereadores registram, através desta matéria, os agradecimentos e reconhecimento a toda equipe da Saúde Municipal.