.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a Sexta Feira das 8:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 horas

SESSÃO

Dados

Sessão Tipo Data
29/2023 Ordinária 21/11/2023 20:00:00
Pauta

PAUTA

19ª SESSÃO ORDINÁRIA – 21/11/2023 – 20h

 

Após a saudação do sr. Presidente, o sr. 1º Secretário realiza a chamada nominal para constatar o quórum. A Sessão não é iniciada sem ao menos 1/3 (um terço) dos Vereadores estarem presentes em Plenário, e não se delibera nenhuma matéria sem a presença da maioria absoluta. Em seguida, o sr. Presidente declara aberta a sessão, com as seguintes palavras: “Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos” (art. 146, RI). A sessão tem duração máxima de 4h (quatro horas).

 

1ª PARTE – EXPEDIENTE

 

Duração máxima de 1h30 (uma hora e trinta minutos), não podendo ser prorrogada.

 

MATÉRIAS PARA LEITURA

 

Ata nº 028/2023 (Sessão Ordinária de 7 de novembro de 2023).

 

A leitura da Ata pode ser dispensada a pedido de qualquer vereador. Ao final, caso não haja pedido de retificação pelos Vereadores, é feita a votação da Ata, e o sr. Presidente proclama o resultado Em seguida, até a leitura dos Requerimentos, é vedado aos Vereadores interromperem a leitura das demais matérias pelo sr. 1º Secretário.

 

II  Expediente do Prefeito Municipal:

 

Veto nº 001/2023 (Parcial) aposto ao Projeto de Lei Complementar nº 001/2022 – “Código de Posturas do Município de Echaporã.”

 

Projeto de Lei nº 048/2023 – “Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar na Lei Orçamentária Anual do exercício de 2023, para os fins que especifica.”

 

III Expediente dos Vereadores:

 

  1. Proposição(ões) protocolada(s):

 

Não foram protocoladas novas proposições.

 

2. Substitutivos:

 

Não houve o protocolo de novos Substitutivos aos projetos em curso.

 

3. Emendas ou subemendas:

 

Não houve o protocolo de emendas ou subemendas aos projetos em curso.

 

4. Requerimentos:

 

O autor dispõe de 15 (quinze) minutos, já contando os apartes, para discutir os Requerimentos de informação de sua autoria. Ao final, cada Requerimento de informações deve ser discutido e votado. Já os Requerimentos de Urgência Especial são apenas lidos. 

 

Requerimento n° 079/2023Autor: Vereador Moisés Antônio Leite - "Requer informações ao Sr. Prefeito Municipal através da Diretoria de Saúde Municipal, nos termos do art. 14, inciso XV, da Lei Orgânica Municipal, e art. 221, inciso VIII do Regimento Interno, de forma a apresentar a relação de máquinas/implementos indicados na intenção da proposta do PAC 3.”

 

Requerimento nº 080/2023 (Ref. PL nº 048/2023) Autores: Vereadores Caio Garcia, Everton Alves Ferreira e Silvio José de Souza – “Requeremos, nos termos do art. 191, § 1º, I, “b”, e inciso II do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Echaporã, que o Projeto de Lei nº 048/2023 tramite em regime de urgência especial, tendo em vista o consenso a respeito da necessidade de imediata deliberação.”

 

5. Indicações:

 

Somente são submetidas à votação mediante solicitação de qualquer Vereador. Nessa hipótese, a discussão será de até 15 (quinze) minutos, contando os apartes. Caso não haja pedido de votação por parte de qualquer Vereador, o autor e quem apartear terão 1 (um) minuto para comentar.

 

Indicação nº 175/2023Autor: Vereador Silvio José de Souza – “Indico ao Sr. Prefeito Municipal, juntamente com o Setor de Obras, que sejam realizados reparos no telhado da cobertura do campo de bocha existente no CCI, tendo em vista os danos sofridos nos últimos dias em decorrência do vento e chuva forte.”

 

Indicação nº 176/2023Autor: Vereador Silvio José de Souza – “Indico ao Sr. Prefeito Municipal, juntamente com o Setor de Saúde, que estude a possibilidade de instalar bebedouros estilo industrial nas repartições da área da saúde municipal, especialmente na recepção e nas entradas do posto de saúde. Tal solicitação vem ao encontro à necessidade de enfrentamento das altas temperaturas vividas nos últimos dias e fluxo de pessoas no local, o que demanda grande quantidade de galões de água, o que com o bebedouro industrial poderia trazer economia.”

 

Indicação nº 177/2023Autor: Vereador Lúcio Lava Carro – “Indico ao Sr. Prefeito Municipal para que, juntamente ao setor competente, estude a possibilidade de construir, no recinto de rodeio, uma pista de arrancada para ser utilizada por munícipes que realizam a prática de acrobacias com motocicletas (grau de moto). Solicita ainda a possibilidade de construí-la de chão batido, com cerca de proteção para segurança e evitar invasão, bem como com a proibição de bebidas alcoólicas no local.” 

 

Indicação nº 178/2023Autor: Vereador Lúcio Lava Carro – “Indico ao Sr. Prefeito Municipal para que, juntamente ao setor de saúde, realize uma nova ação de combate às infestações de escorpiões nos bairros de nosso município.”

 

Indicação nº 179/2023Autor: Vereador Lúcio Lava Carro – “Indico à Mesa Diretora para que encaminhe um ofício junto à Concessionária Entrevias solicitando a instalação de placas indicando as entradas do município de Echaporã, considerando que atualmente há apenas a indicação dos retornos, confundindo muitos motoristas; bem como solicitando a construção de redutores de velocidade na entrada da cidade, melhorando a segurança.”

 

6. Moções:

 

O autor dispõe de 15 (quinze) minutos para discutir as moções de sua autoria, já contados os apartes. Em seguida, é realizada a votação simbólica.

 

Não foram apresentadas novas Moções.

 

7. Registros de Aplausos:

 

O autor dispõe de 1 (um) minuto para defender os aplausos. Cada Vereador só pode apresentar 1 (um) único registro por sessão, o qual não é submetido à votação no plenário, salvo se houver requerimento verba em sentido contrário.

 

Registro de Aplausos nº 001/2023 Autor: Lúcio Lava Carro – “Aplaude-se, nos termos do art. 227-C do Regimento Interno, a atuação exemplar dos srs. Conselheiros Tutelares do quadriênio 2019/2023, srs. Adriana Fedencio Alves, Ana Flávia Messias da Costa, Angela Akemi Kito da Silva, Clayton Leiva Molari e Janaína Cristina Barbosa, na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em nossa cidade.”

 

IV – Expedientes diversos recebidos:

 

A leitura pode ser dispensada por acordo dos Vereadores. Segundo o regimento, essas matérias são lidas sem qualquer comentário, mas podem ser objeto de fala pelos Vereadores que usarem a Tribuna.

 

1. Respostas protocoladas desde a última Sessão Ordinária pelo sr. Prefeito Municipal, aos Requerimentos de informação aprovados pelo plenário:

 

Nenhuma resposta de requerimentos fora protocolada até o fechamento da presente pauta.

 

2. Projetos sancionados/promulgados desde a última sessão ordinária:

 

Projeto de Lei Complementar nº 001/2022, aprovado na Sessão Ordinária realizada em 17 de outubro, e transformada na Lei Complementar Municipal nº 1 de 14 de novembro de 2023, sancionada pelo Prefeito Municipal, com a seguinte ementa: “Código de Posturas do Município de Echaporã.”

 

Ao final do Expediente, pode ser realizado o intervalo regimental de 15 minutos, e, no retorno, o 1º Secretário procede à chamada nominal para constatar o quórumA Sessão não é reiniciada sem a presença de 1/3 (um terço) dos Vereadores, e não se delibera a Ordem do Dia sem a presença da maioria absoluta dos Vereadores. Caso haja a dispensa do intervalo, mediante acordo dos srs. Vereadores, não é necessária a realização da chamada nominal para constatação do quórum.

 

2ª PARTE – ORDEM DO DIA

 

PROPOSIÇÕES PARA VOTAÇÃO

 

 

1) Requerimento nº 080/2023 (Rf. PL nº 048/2023) – Urgência Especial.

 

Votação nominal, sem discussão. Em caso de aprovação por 5 (cinco) votos “sim”, será nomeado relator especial pelo sr. Presidente, podendo ser suspensa a sessão para elaboração do Parecer. Em seguida, será votado o projeto e eventuais emendas apresentadas.

 

Projeto de Lei nº 048/2023 Autor: Prefeito Municipal – “Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar na Lei Orçamentária Anual do exercício de 2023, para os fins que especifica.”

 

Discussão de até 20 (vinte) minutos e votação simbólica. Aprovado o projeto, o sr. Presidente proclama que o Projeto de Lei nº 048/2023 seguirá para sanção do sr. Prefeito Municipal.

 

2) 2º Turno de Discussão e Votação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 004/2023Autores: Caio Garcia, Everton Alves Ferreira e Silvio José de Souza – “Atualiza a Lei Orgânica Municipal para retificar imprecisões, cumprir novas exigências do ordenamento jurídico nacional e dar outras providências.” A proposição recebeu Parecer Especial favorável à admissibilidade e aprovação no mérito, tendo sido aprovada em primeiro turno, sem alterações, na Sessão Ordinária de 7 de novembro de 2023.

 

Discussão de até 20 (vinte) minutos e votação nominal. A Proposta de Emenda será considerada aprovada em segundo turno, desde que obtenha 6 (seis) votos “sim” dos srs. Vereadores. Nessa hipótese, o sr. Presidente anuncia que a Emenda à Lei Orgânica será promulgada pela Mesa Diretora da Câmara. Em caso de rejeição, a matéria seguirá para arquivo.

 

3) Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2023 Autor: Vereador Silvio José de Souza – “Concede o título de cidadão honorário echaporense ao sr. Jorge Correia Pinto, em especial reconhecimento pela atuação exemplar na vida profissional.” A Comissão de Constituição, Justiça e Redação deu parecer pela admissibilidade, e a Comissão de Assuntos Gerais e Residuais opinou que a Câmara está pronta para votar o projeto.

 

Discussão de até 20 (vinte) minutos e votação nominal secreta. Os srs. Vereadores serão chamados a depositar seus votos na urna e assinar a folha de votação. Ao final, será ordenada a abertura da urna, apuração dos votos e proclamação do resultado. O projeto será considerado aprovado desde que obtenha o voto “sim” de 6 (seis) Vereadores. Caso aprovado, o sr. Presidente anuncia que o Decreto Legislativo será promulgado pela Presidência.

 

4) Projeto de Decreto Legislativo nº 006/2023 Autor: Vereador Silvio José de Souza – “Concede solene Moção de Louvor aos srs. Gerson Tokio Yoshimoto e Eduardo Vivaldibifulco, sócios-proprietários da sociedade empresária ‘Poprico Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios’, sediada em Echaporã, pelo papel fundamental desempenhado para o desenvolvimento da economia local e relevante contribuição para a divulgação internacional do nome do Município.”

 

Discussão de até 20 (vinte) minutos e votação nominal secreta. Os srs. Vereadores serão chamados a depositar seus votos na urna e assinar a folha de votação. Ao final, será ordenada a abertura da urna, apuração dos votos e proclamação do resultado. O projeto será considerado aprovado desde que obtenha o voto “sim” de 6 (seis) Vereadores. Caso aprovado, o sr. Presidente anuncia que o Decreto Legislativo será promulgado pela Presidência.

 

 

3ª PARTE – EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

Havendo 1/3 (um terço) dos Vereadores em plenário, a última parte da sessão pode ser realizada. Esta fase não pode durar mais que 30 (trinta) minutos. Os oradores não inscritos podem pedir autorização ao sr. Presidente para utilizar a Tribuna.

 

ORADORES INSCRITOS

 

Nenhum vereador se inscreveu até o fechamento da pauta.

 

Esgotado o tempo máximo, ou não havendo mais quórum ou interessados, o sr. Presidente declara encerrada a sessão, sob a proteção de Deus.

Ata

ATA Nº 029/2023 – SESSÃO ORDINÁRIA de 21 de novembro de 2023. No vigésimo primeiro dia do mês de novembro do ano de dois mil e vinte e três, às vinte horas, reuniram-se no plenário da Câmara Municipal os senhores Vereadores sob a presidência do Sr. DIRCEU APARECIDO SVERZUTI, para a realização da 19ª (décima nona) Sessão Ordinária de 2023, a qual foi secretariada por mim, SILVIO JOSÉ DE SOUZA. Feita a chamada verificou-se a presença de todos os srs. Vereadores (Almir Robertto, Caio Garcia, Dirceu Aparecido Sverzuti, Everton Alves Ferreira, Lúcio Lava Carro, Luís César dos Santos, Marcelo Roldon Peres e Silvio José de Souza). O sr. Presidente deu então abertura a presente sessão, proferindo as seguintes palavras: “Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos” – EXPEDIENTE – Leitura da Ata nº 028/2023. Seguindo com a sessão, solicitou a palavra o Vereador Lúcio Lava Carro, para requerer a dispensa da leitura da ata. Em seguida, o sr. Presidente pôs a Ata nº 028/2023 em votação, sendo aprovada por unanimidade. – Neste momento, o sr. Presidente autorizou a utilização da Tribuna para a realização de um comunicado pelo sr. Marcos Antônio Alves Ferreira, a respeito dos problemas técnicos envolvendo a gravação e transmissão do som da sessão ordinária anterior – Ficam igualmente registradas as presenças nas galerias do plenário dos srs. Ronaldo Souza Silva, Claudeir Marrone e da sra. Secretária Municipal de Cultura, Solange Garcia de Roni e Silva. – Dando sequência, foi lido o Expediente do Prefeito Municipal: 1) Veto nº 001/2023 (Parcial) aposto ao Projeto de Lei Complementar nº 001/2022 – “Código de Posturas do Município de Echaporã.” 2) Projeto de Lei nº 048/2023 – “Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar na Lei Orçamentária Anual do exercício de 2023, para os fins que especifica.” Em seguida, passou-se à leitura do Expediente dos Vereadores, iniciando pela única proposição protocolada, realizada instantes antes da Sessão: Projeto de Decreto Legislativo nº 007/2023 Autor: Vereador Caio Garcia – “Concede o título de cidadão honorário echaporense ao sr. Fábio da Silva Guimarães, em especial reconhecimento pela atuação exemplar na vida profissional.” Em seguida, foi constada a inexistência de novos Substitutivos, Emendas ou Subemendas desde a última sessão ordinária aos projetos em curso. Dando sequência, passou-se à leitura e votação do Requerimento de Informação pautado: a) Requerimento n° 079/2023Autor: Vereador Moisés Antônio Leite - "Requer informações ao Sr. Prefeito Municipal, nos termos do art. 14, inciso XV, da Lei Orgânica Municipal, e art. 221, inciso VIII do Regimento Interno, de forma a apresentar a relação de máquinas/implementos indicados na intenção da proposta do PAC 3.” Após a leitura, não houve discussão, e o Requerimento foi posto em votação pelo procedimento simbólico, quando restou aprovado por unanimidade. Em seguida foram lidos os Requerimentos de Urgência Especial: b) Requerimento nº 080/2023 (Ref. PL nº 048/2023) Autores: Vereadores Caio Garcia, Everton Alves Ferreira e Silvio José de Souza – “Requeremos, nos termos do art. 191, § 1º, I, “b”, e inciso II do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Echaporã, que o Projeto de Lei nº 048/2023 tramite em regime de urgência especial, tendo em vista o consenso a respeito da necessidade de imediata deliberação.”; c) Requerimento n° 081/2023 (Ref. PDL nº 007/2023)Autores: Vereadores Caio Garcia, Moisés Antônio Leite e Silvio José de Souza - "Requeremos, nos termos do art. 191, § 1º, I, “b”, e inciso II do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Echaporã, que o Projeto de Decreto Legislativo nº 007/2023 tramite em regime de urgência especial, tendo em vista o consenso a respeito da necessidade de imediata deliberação.” Dando sequência, passou-se à leitura das Indicações escritas, com os respectivos comentários dos seus autores: a)Indicação nº 175/2023Autor: Vereador Silvio José de Souza – “Indico ao Sr. Prefeito Municipal, juntamente com o Setor de Obras, que sejam realizados reparos no telhado da cobertura do campo de bocha existente no CCI, tendo em vista os danos sofridos nos últimos dias em decorrência do vento e chuva forte.”; b) Indicação nº 176/2023Autor: Vereador Silvio José de Souza – “Indico ao Sr. Prefeito Municipal, juntamente com o Setor de Saúde, que estude a possibilidade de instalar bebedouros estilo industrial nas repartições da área da saúde municipal, especialmente na recepção e nas entradas do posto de saúde. Tal solicitação vem ao encontro à necessidade de enfrentamento das altas temperaturas vividas nos últimos dias e fluxo de pessoas no local, o que demanda grande quantidade de galões de água, o que com o bebedouro industrial poderia trazer economia.”; c) Indicação nº 177/2023Autor: Vereador Lúcio Lava Carro – “Indico ao Sr. Prefeito Municipal para que, juntamente ao setor competente, estude a possibilidade de construir, no recinto de rodeio, uma pista de arrancada para ser utilizada por munícipes que realizam a prática de acrobacias com motocicletas (grau de moto). Solicita ainda a possibilidade de construí-la de chão batido, com cerca de proteção para segurança e evitar invasão, bem como com a proibição de bebidas alcoólicas no local.”; d) Indicação nº 178/2023Autor: Vereador Lúcio Lava Carro – “Indico ao Sr. Prefeito Municipal para que, juntamente ao setor de saúde, realize uma nova ação de combate às infestações de escorpiões nos bairros de nosso município.”; e) Indicação nº 179/2023Autor: Vereador Lúcio Lava Carro – “Indico à Mesa Diretora para que encaminhe um ofício junto à Concessionária Entrevias solicitando a instalação de placas indicando as entradas do município de Echaporã, considerando que atualmente há apenas a indicação dos retornos, confundindo muitos motoristas; bem como solicitando a construção de redutores de velocidade na entrada da cidade, melhorando a segurança.” Em seguida foram apresentadas as seguintes Indicações verbais: f) Indicação nº 180/2023Autor: Vereador Marcelo Roldon Peres – “Reitera ao Sr. Prefeito Municipal para que, através do setor competente, realize as manutenções e melhorias necessárias no final da Rua São Paulo.”; g) Indicação nº 181/2023Autor: Vereador Luís César dos Santos – “Solicita ao Sr. Prefeito Municipal para que, através do setor competente, interceda junto a empresa responsável pela Rodovia SP-333, de forma que esta informe como permanecerá o trânsito da Rua Eugênio Passareli, se será de apenas um sentido ou não, considerando que atualmente se encontra instalada naquele trecho placas em apenas um sentido.”; h) Indicação nº 182/2023Autor: Vereador Almir Robertto – “Solicita ao Sr. Prefeito Municipal para que, através do setor competente, tome as devidas providências quanto ao ar condicionado do Velório Municipal, para que funcione devidamente.”; i) Indicação nº 183/2023Autor: Vereador Caio Garcia “Reitera ao Sr. Prefeito Municipal para que, através do setor competente, realize a instalação de um parquinho e academia ao ar livre no Bairro Altos da Figueira.”; j) Indicação nº 184/2023Autor: Vereador Everton Alves Ferreira – “Solicita ao Sr. Prefeito Municipal para que, através do setor competente, estude a possibilidade de reduzir a serra existente na estrada vicinal entre o município de Echaporã e Lutécia, e que para este empreendimento seja buscada parceria com as Prefeituras de Lutécia e Oscar Bressane.” Ao final dessa parte, foi registrada a inexistência de Moções. Ato contínuo, foi lido e não discutido o único Registro de Aplausos pautado: Registro de Aplausos nº 001/2023 Autor: Lúcio Lava Carro – “Aplaude-se, nos termos do art. 227-C do Regimento Interno, a atuação exemplar dos srs. Conselheiros Tutelares do quadriênio 2019/2023, srs. Adriana Fedencio Alves, Ana Flávia Messias da Costa, Angela Akemi Kito da Silva, Clayton Leiva Molari e Janaína Cristina Barbosa, na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em nossa cidade.” – Em seguida, foi registrado o conteúdo dos Expedientes diversos recebidos, com a sanção do PLC nº 001/2022. Concluído o Expediente, foi dispensado o intervalo regimental de 15 (quinze) minutos, dando-se início imediatamente à ORDEM DO DIA, na qual constou o seguinte: 1) Requerimento nº 080/2023 (Rf. PL nº 048/2023) – Urgência Especial. Feita a chamada nominal, o requerimento restou aprovado por 8 (oito) votos “sim” dos srs. Vereadores Almir Robertto, Caio Garcia, Everton Alves Ferreira, Lúcio Lava Carro, Luís César dos Santos, Marcelo Roldon Peres, Moisés Antônio Leite e Silvio José de Souza, contra nenhum voto “não”. Já o sr. Presidente estava impedido de votar (art. 28, § 2º, LOME). Seguindo, o sr. Presidente nomeou como relator especial o Vereador Moisés Antônio Leite. O relator especial, em seguida, apresentou o Parecer Especial nº 033/2023, opinando pela admissibilidade e aprovação no mérito. Ato contínuo, o sr. Presidente pôs o Projeto de Lei nº 048/2023 Autor: Prefeito Municipal – “Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar na Lei Orçamentária Anual do exercício de 2023, para os fins que especifica” em discussão e votação pelo procedimento simbólico, quando restou aprovado por unanimidade. Sendo assim, o sr. Presidente anunciou que o PL nº 048/2023 seguiria para sanção do sr. Prefeito, nos termos da redação original. 2) Requerimento nº 081/2023 (Rf. PDL nº 007/2023) – Urgência Especial. Feita a chamada nominal, o requerimento restou aprovado por 8 (oito) votos “sim” dos srs. Vereadores Almir Robertto, Caio Garcia, Everton Alves Ferreira, Lúcio Lava Carro, Luís César dos Santos, Marcelo Roldon Peres, Moisés Antônio Leite e Silvio José de Souza, contra nenhum voto “não”. Já o sr. Presidente estava impedido de votar (art. 28, § 2º, LOME). Seguindo, o sr. Presidente nomeou como relator especial o Vereador Almir Robertto. O relator especial, em seguida, apresentou o Parecer Especial nº 034/2023, opinando pela admissibilidade e que a Câmara já detinha as condições necessárias para votar o projeto no mérito. Ato contínuo, o sr. Presidente abriu e encerrou a discussão do Projeto de Decreto Legislativo nº 007/2023 Autor: Vereador Caio Garcia – “Concede o título de cidadão honorário echaporense ao sr. Fábio da Silva Guimarães, em especial reconhecimento pela atuação exemplar na vida profissional.” Feito isso, foram distribuídas as 8 (oito) cédulas preparadas para os srs. Vereadores votantes, eis que a deliberação da proposição é secreta, sendo necessária a manifestação favorável de 2/3 (dois terços) da Câmara (6 votos “sim”) para aprovação (art. 14, XX, “a”, Lei Orgânica Municipal). Já o sr. Presidente estava impedido de votar (art. 28, § 2º, LOME). Com esses esclarecimentos, foi realizada chamada nominal dos srs. Vereadores, para que depositassem seus votos na urna e assinassem a folha de votação. Findo o escrutínio, passou-se à apuração dos votos, momento em que o Projeto de Decreto Legislativo nº 007/2023 restou aprovado por 7 (sete) votos “sim” contra 1 (um) voto “não”. Tendo em vista a aprovação, o sr. Presidente anunciou ao plenário que o Decreto Legislativo seria promulgado pela Presidência da Câmara; 3)  2º Turno de Discussão e Votação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 004/2023Autores: Caio Garcia, Everton Alves Ferreira e Silvio José de Souza – “Atualiza a Lei Orgânica Municipal para retificar imprecisões, cumprir novas exigências do ordenamento jurídico nacional e dar outras providências.” A proposição recebeu Parecer Especial favorável à admissibilidade e aprovação no mérito, tendo sido aprovada em primeiro turno, sem alterações, na Sessão Ordinária de 7 de novembro de 2023. Não houve a solicitação de palavra para havendo quem quisesse discutir, o sr. Presidente requisitou a realização de chamada nominal para a votação, momento em que a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 004/2023 foi aprovada em segundo turno por 8 (oito) votos “sim” dos srs. Vereadores Almir Robertto, Caio Garcia, Everton Alves Ferreira, Lúcio Lava Carro, Luís César dos Santos, Marcelo Roldon Peres, Moisés Antônio Leite e Silvio José de Souza, contra nenhum voto “não”. Já o sr. Presidente estava impedido de votar (art. 28, § 2º, LOME). Em seguida, o sr. Presidente anunciou que Emenda à Lei Orgânica seria promulgada pela Mesa Diretora; 4) Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2023 Autor: Vereador Silvio José de Souza – “Concede o título de cidadão honorário echaporense ao sr. Jorge Correia Pinto, em especial reconhecimento pela atuação exemplar na vida profissional.” A Comissão de Constituição, Justiça e Redação deu parecer pela admissibilidade, e a Comissão de Assuntos Gerais e Residuais opinou que a Câmara está pronta para votar o projeto. Não houve discussão. Foi então determinada a distribuição das 8 (oito) cédulas preparadas para os srs. Vereadores votantes, eis que a deliberação da proposição é secreta, sendo necessária a manifestação favorável de 2/3 (dois terços) da Câmara (6 votos “sim”) para aprovação (art. 14, XX, “a”, Lei Orgânica Municipal). Já o sr. Presidente estava impedido de votar (art. 28, § 2º, LOME). Com esses esclarecimentos, foi realizada chamada nominal dos srs. Vereadores, para que depositassem seus votos na urna e assinassem a folha de votação. Findo o escrutínio, passou-se à apuração dos votos, momento em que o Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2023 restou aprovado por 7 (sete) votos “sim” contra 1 (um) voto “não”. Tendo em vista a aprovação, o sr. Presidente anunciou ao plenário que o Decreto Legislativo seria promulgado pela Presidência da Câmara; 5) Projeto de Decreto Legislativo nº 006/2023 Autor: Vereador Silvio José de Souza – “Concede solene Moção de Louvor aos srs. Gerson Tokio Yoshimoto e Eduardo Vivaldibifulco, sócios-proprietários da sociedade empresária ‘Poprico Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios’, sediada em Echaporã, pelo papel fundamental desempenhado para o desenvolvimento da economia local e relevante contribuição para a divulgação internacional do nome do Município.” Não houve discussão. Foi então determinada a distribuição das 8 (oito) cédulas preparadas para os srs. Vereadores votantes, eis que a deliberação da proposição é secreta, sendo necessária a manifestação favorável de 2/3 (dois terços) da Câmara (6 votos “sim”) para aprovação (art. 14, XX, “a”, Lei Orgânica Municipal). Já o sr. Presidente estava impedido de votar (art. 28, § 2º, LOME). Com esses esclarecimentos, foi realizada chamada nominal dos srs. Vereadores, para que depositassem seus votos na urna e assinassem a folha de votação. Findo o escrutínio, passou-se à apuração dos votos, momento em que o Projeto de Decreto Legislativo nº 006/2023 restou aprovado por 7 (sete) votos “sim” contra 1 (um) voto “não”. Tendo em vista a aprovação, o sr. Presidente anunciou ao plenário que o Decreto Legislativo seria promulgado pela Presidência da Câmara. Finda essa parte, passou-se então para as EXPLICAÇÕES PESSOAIS, sendo que todos os srs. Vereadores discursaram sentados, com exceção do sr. Vereador Moisés Antônio Leite que falou da Tribuna, e do Vereador Almir Robertto, que não discursou: 1) Moisés Antônio Leite: após a saudação, manifestou que foi recebido do sr. Diretor de Saúde, sr, Sérgio Ribeiro, o relatório de saneamento básico, o qual acusou que 700 (setecentas) casas que não possuem caixa d’água reserva. Mencionou que o Deputado Federal Saulo Pedroso garantiu a transferência de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para Echaporã, sendo que R$ 200.000,00 iriam para custeio da saúde e R$ 100.000,00 para aquisição de caixas d’água para casas que ainda não as possuem. Manifestou gratidão ao Deputado por mais essa conquista. Por fim, falou que a Prefeitura confirmou o atendimento de uma Indicação a respeito da reparação de um buraco em frente à “Quitanda do Toninho”. Despediu-se; 2) Marcelo Roldon Peres – agradeceu e deu boa noite a todos; 3) Lúcio Lava Carro – agradeceu ao povo da cidade pelo reconhecimento dos trabalhos dos Vereadores. Manifestou que em 21/3/2023 havia anunciado a construção de uma torre na Granja Mizumoto, o que foi agora conquistado. Agradeceu ao sr. João Ricardo, operador da VIVO, que pode viabilizar o atendimento da demanda. Disse que buscaria a instalação de outra torre, mas destinada ao trecho Echaporã-Marília para dar segurança e conforto aos sitiantes e passageiros da estrada. Falou da atenção dada pelos servidores da Prefeitura Municipal às demandas do Vereador. Disse também que pretendia ir a São Paulo para levantar verbas destinadas à Cultura, de modo a permitir a realização de um show da “Esquadrilha da Fumaça” em nossa cidade. Mencionou ainda que esperava a liberação de novas verbas para a cidade antes do fim do ano; 4) Luís César dos Santos – mencionou que a Câmara Municipal iria acompanhar e buscar informações a respeito do contrato da Prefeitura Municipal no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), com uma empresa para a realização de um concurso público; 5) Caio Garcia – agradeceu ao Presidente e aos pares pela aprovação do PDL nº 007/2023. Deixou registrado que os munícipes estariam enfrentando muitas dificuldades com a concessionária ENTREVIAS, devendo ser citado que nos últimos dias ocorrera um acidente bem próximo do pórtico da cidade por falta de sinalização, o que seria absolutamente inaceitável. Embora a concessionária tenha posteriormente feito a sinalização, isso não apagava a irresponsabilidade pelo ocorrido. Sendo assim, mencionou que com o auxílio da Procuradoria da Câmara, a concessionária seria instigada a apresentar informações a respeito. Despediu-se; 6) Everton Alves Ferreira – após a saudação, mencionou que estava lutando em prol dos cidadãos do “Bairro Tabajara”, o qual, por uma falha do setor de engenharia e/ou da ENTREVIAS, uma estrada municipal estava em estado precaríssimo. Disse que realmente estavam ocorrendo muitas falhas. Instigou a Secretária Municipal de Cultura, a qual prestigiava a sessão das galerias, a respeito dos eventos de final de ano, sendo-lhe respondido que nos dias 29 de novembro de 1º de dezembro seriam realizadas festividades. Registrou ainda uma queixa contra a ENERGISA em razão dos galhos que caem sobre os fios externos. Apelou ao sr. Prefeito para que abraçasse os pleitos dos cidadãos; 7) Silvio José de Souza – reiterou a questão não resolvida com os motoristas da Educação, os quais continuavam na garagem sem cobertura. Agradeceu aos pares por terem aprovado os PDLs nº 5 e 6 de 2023 na sessão. Falou também da “Virada Evangélica” que será comemorada neste mês. Despediu-se cordialmente; 8) Dirceu Aparecido Sverzuti – agradeceu aos pares. Em conclusão, o sr. Presidente, então, encerrou a presente Sessão Ordinária em nome de Deus, agradecendo aos pares, e da qual foi lavrada a presente Ata, com o auxílio dos servidores da Câmara Municipal.

 

  DIRCEU APARECIDO SVERZUTI                     SILVIO JOSÉ DE SOUZA

  Presidente da Câmara Municipal                               1º Secretário

Comparecimento

Comparecimento dos Vereadores
Comparecimento ainda não está disponível!

Máterias

ATAS

SESSÃO DATA DOWNLOAD
808 29 21/11/2023
.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Echaporã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.